Tecnologias e Estratégias Sustentáveis que Redefinem a Forma de Habitar, Projetar e Conservar o Espaço Arquitetônico
01/05/2025
Nos últimos anos, a arquitetura sustentável deixou de ser uma tendência para se tornar uma urgência. Com o avanço das mudanças climáticas e a crescente demanda por construções mais responsáveis, surgem novas soluções técnicas e conceituais que reposicionam o papel da arquitetura no mundo contemporâneo. Não se trata apenas de usar materiais recicláveis, mas de reavaliar como projetamos, construímos e, principalmente, habitamos os espaços.
“A arquitetura não pode mais ser apenas um exercício de estilo. Precisa ser uma ferramenta para regenerar o planeta.” — Bjarke Ingels, arquiteto e fundador do BIG – Bjarke Ingels Group, referência mundial em arquitetura sustentável e inovação urbana.
Caza Azul
Taller de Arquitectura Mauricio Rocha, na Cidade do México
Materiais como o bambu engenheirado, o concreto de baixo carbono e a madeira laminada cruzada (CLT) estão ganhando espaço em projetos de diferentes escalas, do urbano ao rural. Além disso, tecnologias como telhados verdes, fachadas ventiladas e sistemas de captação de água da chuva já fazem parte do repertório de muitos escritórios que pensam além da estética. Um exemplo notável é o projeto Caza Azul, assinado pelo escritório Taller de Arquitectura Mauricio Rocha, na Cidade do México, que integra passivamente ventilação cruzada, iluminação natural e materiais locais em uma residência urbana sustentável.
fonte: Archdaily
Casa Oeiras
Neste projeto residencial em Guimarães, Portugal, o estúdio OODA explora a integração entre arquitetura e topografia como ponto de partida para uma proposta sustentável. Implantada em um terreno com declive acentuado, a casa se molda à paisagem e transforma a aparente hostilidade do solo em matéria-prima arquitetônica.
A construção propõe uma fusão entre elementos naturais e artificiais, com volumes parcialmente enterrados e pátios centrais que regulam luz, ventilação e distribuição do programa. O uso de materiais naturais e a continuidade da vegetação entre interior e exterior reforçam a relação com o entorno. A cobertura inclinada acessível, moldada pelo próprio relevo, amplia o uso do telhado e prolonga a experiência da casa com novos planos de vivência. Trata-se de uma arquitetura que, mais do que se adaptar, atua como mediadora entre natureza, função e permanência.
Fonte: OODA \ fotos: Fernando Guerra
Conteúdos com propósito, também nas redes:
02/05/2025
Viajar 2025
Roteiros que Conectam Arquitetura, Comunidade e Bem-Estar
Hospedar-se hoje é mais do que dormir bem: é habitar com propósito. Novos hotéis ao redor do mundo estão reinventando a forma como nos conectamos com o espaço, apostando em arquitetura de impacto, materiais sustentáveis e experiências que valorizam o entorno.
Em destinos como o México, Portugal, Estados Unidos e Austrália, projetos inspiradores mostram como design e bem-estar podem caminhar juntos — e transformar o simples ato de viajar em algo memorável.
“O Gundari foi concebido como uma extensão orgânica dos penhascos de Folegandros, promovendo uma conexão profunda entre os hóspedes e o ambiente natural.”
– Arquiteta Elena Milidaki, do estúdio ateniense Block722, responsável pelo projeto.?
Quer descobrir mais? Em breve, exploramos os outros destinos que integram esta seleção editorial.
Curadoria em andamento25
Design à mesa
Estamos finalizando os últimos detalhes desta pauta. Receba um aviso assim que ela for publicada.
Fique tranquilo — não enviamos spam, apenas conteúdos cuidadosamente selecionados.